Sobre

Comida é relacionamento. Sempre é. Seja com a pessoa que está sentada ao seu lado na mesa ou com o agricultor que plantou seu arroz. Através da comida decidimos como nos relacionamos com o mundo – em cada escolha, cada compra, cada refeição feita na rua ou preparada em casa.

Desde 2009 trabalho com alimentação baseada em plantas, seja cozinhando e vendendo alimentos, ensinando e compartilhando experiências através de oficinas e cursos, ou tudo isso junto. Já estive à frente da cozinha de um restaurante. A cozinha é meu espaço de criar, e alimentação e nutrição são assuntos nos quais mergulho de cabeça.

Em 2015 tive gêmeas e minha visão de alimentação passou a ser através das lentes da maternidade. Percebi que a alimentação na infância vai muito além do comer para crescer. Essa fase é onde se estabelece a relação que esses pequenos seres terão com os alimentos pro resto da vida. Oh, céus, que responsabilidade!

Quando me entendi nesse papel, vi que eu tinha várias questões pra resolver: a minha própria relação com a comida, – vício em açúcar, mais alguém? – minha desorganização na cozinha e fora dela, o desafio de dar conta de cuidar, educar e ainda alimentar dois bebês ao mesmo tempo.

‘Criança que não come bem é sempre culpa dos pais’, proclamava eu em outra vida, do alto da minha ignorância em assuntos infantis. Aí, de presente, ganhei uma filha super seletiva pra comer, enquanto a outra come até pedra, se deixar. Aos poucos a primeira vem ampliando muito o paladar, sem dúvida por conta da relação positiva que tem com o alimento, mas é um trabalho de formiguinha.

E é sobre esses mares que navego que quero compartilhar. Oferecer soluções como as que, com base na minha experiência profissional, criei para a minha família. São as ferramentas e estratégias que nos ajudam a ter na mesa comida nutritiva e alegre mesmo nos tempos mais turbulentos. É o que vivemos em casa, são os obstáculos que encontro e e os caminhos que busco para passar por eles.

Mas é só pra mães? Passei aqui só porque gosto de comer

Fica, vai ter bolo! As receitas e ferramentas pra facilitar a vida são pra todo mundo. Trabalha 12 horas por dia e quer chegar em casa e comer comida de verdade? Está entrando no mundo do vegetarianismo ou tem alergia alimentar e não sabe o que comer? Dá a mão e vamos juntas!