
“Risoto” de beterraba e castanha do pará

Eu parei por um tempo de fazer esse arroz quando as filhas entraram em uma fase de querer comer muita beterraba – cozida, assada, pura, no almoço, no lanche. Desconfio que os frequentes “mã, faz beterraba?” se deviam menos ao apreço pelo sabor e mais à diversão de fazer xixi cor-de-rosa. De qualquer forma, não tinha porque colocar beterraba em mais alguma coisa.
Mas eu estava com saudades dele.
Fica tão, tão gostoso e é tão fácil de fazer. É o tipo de receita de que dá pra desapegar da lista de ingredientes e fazer com o que tem disponível e com os teus temperos favoritos. Não tem castanha do pará? Fica ótimo com sementes de girassol tostadinhas. Faltou o alho-poró? Coloca mais um pouco de cebola e vida que segue. Com arroz vermelho fica ainda mais bonito.
Mas com arroz branco desconfio que não daria tempo de a beterraba cozinhar bem e perder o gosto de crua. Se quiser testar assim, depois me conta como ficou.
(“Risoto” entre aspas mesmo, porque não é nem com arroz de risoto nem com método de preparo de risoto. Licença poético-culinária)
“Risoto” de beterraba com arroz cateto e castanha do pará
Ingredientes
- 1 xícara de arroz cateto integral
- 2 beterrabas pequenas
- 1 cebola pequena
- 2 dentes grandes de alho
- 1/2 alho-poró parte branca
- 1/4 pimentão vermelho
- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes ou água
- 1 1/2 colher de chá de sal ou a gosto
- 1/4 xícara de salsinha picada
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1/3 de xícara de castanha do pará bem picada
- Pimenta preta moída na hora a gosto
Instruções
- Lave bem as beterrabas e descasque as partes com casca mais grosseira, especialmente perto do talo. Não precisa tirar toda a casca. Corte em pedaços grandes.
- Coloque no liquidificador as beterrabas, a cebola, o alho, o alho-poró, o pimentão, o sal e o caldo de legumes ou água. Bata até que a beterraba esteja bem desmanchada.
- Leve uma panela média ao fogo e junte o arroz e o caldo de beterrabas. Deixe em fogo alto até ferver e, em seguida, baixe bem o fogo. Deixe cozinhar até quase secar a água (cerca de 40 minutos, mas pode variar conforme a temperatura do seu fogão), mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Prove o arroz: se ainda não estiver cozido, adicione um pouco de água quente.
- Desligue o fogo quando a água tiver sido quase toda absorvida – o risoto ainda deve estar um pouco úmido. Deixe descansar por 5 minutos e misture o azeite, a salsinha picada, metade das castanha do pará e a pimenta. Na hora de servir, salpique com o que sobrou das castanhas.

Mistura para bolo de caneca
Você pode gostar
