
Pozinhos mágicos e comida de criança

Eu não acredito em “comida de criança”. Acho uma tristeza o menu kids da maioria dos restaurantes: batata sorriso, macarrão com manteiga… Aquela pequena lista de comidas amarelas e sem graça. Sonho com um menu kids que seja simplesmente versões menores dos mesmos pratos do menu de gente grande. Existe?
Comida de criança é… comida!
Comida de criança é comida saudável, bonita, gostosa e cheirosa. Que nem comida de adulto. Mesmo na fase em que ainda não é recomendado adicionar sal à comida dos bebês, dá pra caprichar nos temperos.
Aqui em casa, a comida dos pais e das filhas sempre foi praticamente a mesma (salvo o chocolate escondido depois que as pequenas dormem. Ops!). Gosto do conceito de que comemos comida, e não nutrientes, e acredito que o mesmo vale para as crianças. Porém, não dá pra negar: é preciso um olhar mais atento para o que vai no prato desses pequenos seres em desenvolvimento: gorduras boas, proteínas, ferro, cálcio…
Então, pozinhos mágicos para o resgate.
Eles fazem duas coisas:
- Deixam a refeição mais interessante, também conhecido como crocante. Não raro um jantar que não fez muito sucesso no seu formato original ganha interesse com o toque de um dos pós mágicos.
- Deixam a refeição mais nutritiva.


Já aconteceu mais de uma vez de alguém dizer no começo da refeição: “só vou comer a farofa!” Tá bom, filha, se joga. E sigo tranquila de que, ainda que não tenha sido a mais variada e colorida das refeições, foi um alimento nutritivo. Aliás, quando se trata de alimentação de crianças pequenas é importante, pra não pirar, olhar para o quadro geral, a variedade do que eles comem ao longo dos dias ou da semana, e não tanto de cada refeição.
Mas o quê?!

Gente, não tô falando daquele da propaganda do amor, não. Eca! Aqui em casa uso duas receitas base, mas você pode variar com o que gosta e tem disponível, ou com o que sabe que vai chamar atenção do seu pequeno. A ideia é que seja uma misturinha nutritiva, crocante e gostosa. Também dá pra acrescentar temperos em pó, ervas secas… E omita o sal para bebês menores de 1 ano.
Ah, não é só para crianças, viu? Pode salpicar uma colherada generosa do seu favorito por cima do macarrão, do arroz com feijão, dos legumes…
Tem o “parmesão” de castanhas…
Que vai especialmente bem com macarrão e risotos, e deixa os legumes mais atrativos para as crianças que não são suas fãs. A levedura nutricional dá um toque especial que faz lembrar queijo. Ela pode ser omitida, mas faz a diferença no sabor, além de dar uma turbinada nas proteínas e, dependendo da marca, adicionar vitamina B12.
“Parmesão” de castanhas
Ingredientes
- 1/2 xícara de castanhas de caju não torradas
- 1/4 xícara de amêndoas
- 2 colheres de sopa de gergelim sem pele
- 1 1/2 colher de sopa de levedura nutricional (nutritional yeast)
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de alho em pó
Instruções
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que as castanhas e amêndoas estejam bem trituradas.
- Transfira para um pote com tampa e guarde na geladeira por até duas semanas.
… e essa farofinha super nutritiva
Criança adora farofa, não é? E essa farofa os adultos adoram que as crianças comam. Enquanto a farinha de mandioca, base das farofas tradicionais, é rica em carboidratos simples e tem pouca fibra, a aveia é super nutritiva, com proteínas, fibras, ferro e outros minerais . As sementes enriquecem ainda mais e deixam a farofa uma delícia.
Farofinha de aveia com sementes
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 xícara de aveia em flocos
- 1/4 xícara de gergelim com pele
- 1/4 xícara de semente de girassol crua
- 1/4 xícara de semente de abóbora crua
- 2 colheres de sopa de linhaça
- 2 colheres de sopa de gergelim preto
- 1/2 colher de chá de sal
Instruções
- Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio e adicione todos os ingredientes.
- Deixe tostar até que fique levemente aromático, mexendo com frequência.
- Espere esfriar um pouco e coloque no liquidificador. Use a função pulsar algumas vezes, triturando um pouco mas ainda mantendo alguma textura – não deixe virar pó.
- Sirva imediatamente ou transfira para um pote com tampa e guarde na geladeira por até duas semanas.

Chips de couve

A melhor temporada de sopas
Você pode gostar

2 Comentários
helena
Gostei! Fiz as duas , parmesão e farofinha. Delicia!
Karin Kalicheski
Que bom que você gostou!