Picolé

Picolé cremoso de chocolate – cheio de ingredientes secretos

Picolé
Picolé
Pular para a Receita

Eu tenho uma filha que não gosta de sorvete nem de picolé. Dá pra acreditar? Nunca pensei que isso existisse em criança. Por outro lado, a outra poderia comer picolé todos os dias, o ano todo. Não tenho problema em liberar essa indulgência porque mantenho no freezer um estoque de opções que deixam filha feliz, com um lanchinho delícia, e mãe feliz, com um lanchinho nutritivo. Este é um deles.

Eu não costumo esconder ingredientes mas, com estes picolés, é bem mais divertido contar depois de a audiência ter se deliciado (e lambuzado, no caso da audiência mirim), elogiado e pedido mais: Rá! Surpresa! É picolé de feijão!

Não se deixe levar pelo preconceito. Eu sei, eu sei. Tem algo de estranho no conceito de um picolé. De. Feijão. Mas também tem algo meio mágico nessa mistura de feijão, abacate e cacau. A cremosidade, pra começar, parece com aquele da infância – não vou citar nomes.

Quer saber? Vou parar de falar. Faz assim: aproveita esse veranico de junho (aqui tá calor, aí também?), prepara uma leva deles e distribui pra família ou pros amigos na sobremesa. Não conta que é picolé de feijão. É picolé de chocolate, só isso. Depois, vem me contar se alguém percebeu, ou se só pediram mais 😉.

Picolé cremoso de chocolate com feijão

Cremoso e indulgente, esse picolé lembra aquele da infância. O feijão é culpado pela cremosidade, mas o cacau é o rei no sabor, então ninguém adivinha que tem ingrediente de almoço na sobremesa.
Tempo de preparo15 mins
Tempo de congelamento6 horas
Rendimento: 12 picolés pequenos
Calorias: 90kcal
Autor: Karin Kalicheski

Ingredientes

  • 1 avocado haas bem maduro, cerca de 200 g de polpa
  • 1 1/2 xícaras de feijão preto ou azuki cozido e escorrido
  • 6 tâmaras medjol OU
  • 1/3 xícara de melado
  • 6 colheres de sopa de cacau de boa qualidade
  • 1/8 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de extrato natural de baunilha (opcional)
  • 1/2 xícara de água ou leite vegetal sem açúcar

Instruções

  • Se for usar tâmaras, remova as sementes e coloque de molho na 1/2 xícara de água ou leite vegetal por 15 minutos.
  • Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador, parando quando necessário para raspar as laterais do copo, até que a mistura esteja homogênea e cremosa. Prove – se achar que não está doce o suficiente, acrescente um pouco mais de melado. Mas vá aos pouquinhos, pra não ficar doce demais.
  • Coloque nas forminhas de picolé. O jeito mais prático e com menos bagunça é usando uma manga (saco) de confeitar. Encha a manga com a mistura, posicione a ponta no fundo da primeira forminha e aperte com cuidado, subindo a manga aos poucos, para preencher toda a forminha. Repita com as outras formas até acabar e  dê algumas batidas de leve com as forminhas na bancada para evitar bolhas. Coloque os palitos.
    Se preferir usar uma colher, preencha até a metade da capacidade das forminhas e bata de leve com as elas na bancada acomodar a mistura. Preencha até o final e bata de novo. Coloque os palitos.
  • Leve ao freezer ou congelador por pelo menos 4 horas – o tempo pode variar conforme a temperatura do freezer.
  • Para desenformar, coloque as forminhas com os palitos virados pra baixo sob a torneira. Vá apertando a forminha e puxando o picolé com cuidado.

Notas

Informações nutricionais calculadas com base na versão com feijão preto, melado e água.
Informação Nutricional
Picolé cremoso de chocolate com feijão
Quantidade por porção (51 g)
Calorias 90 Calorias provenientes de gorduras 28
% valor diário*
Gordura 3.1g5%
Gordura saturada 0.6g4%
Sódio 31.4mg1%
Carboidratos 15.1g5%
Fibra 4g17%
Açúcar 5.4g6%
Proteína 2.8g6%
Vitamina A 50IU1%
Vitamina C 1.7mg2%
Cálcio 30mg3%
Ferro 1.4mg8%
* Porcentagens de valores diários são baseadas em uma dieta de 2000 Kcal.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *