
Panqueca de grão de bico para o café da manhã. Ou a panqueca “mais pequeninininha do mundo”

Farinha de grão de bico pode ser a minha farinha favorita de todos os tempos. Além de nutritiva (“mas e as proteínas?!”, você já escutou muitas vezes, se é vegetariana. Bom, a minha farinha queridinha está cheia delas. E de ferro também), é muito versátil – ótima pra substituir ovos em receitas, por exemplo. Me divirto na cozinha criando com ela.
Mas esses nem são os principais motivos do meu favoritismo. É que tudo o que é preparado com ela costuma me dar uma sensação de saciedade, que nem é aquela de barriga cheia. Está mais pra contentamento, comida que deixa feliz. Devem ser os triptofanos. Sim, só podem ser eles.
Eu consigo comprar farinha de grão de bico a granel por um bom preço, mas sei que esse não é o caso em todos os lugares. Em cidades de interior é mais difícil, por exemplo. Ainda bem que essa e várias outras receitas podem ser feitas com o grão de bico mesmo, deixado de molho de um dia pro outro. Prometo fazer as medidas das substituições e voltar pra atualizar o post com essa alternativa.
Por um bom tempo fiz panquecas mais fininhas, só com farinha de grão de bico, água e temperinhos – as famosas grãomeletes. Ficam ótimas pra rechear e, com alguns legumes refogados, viram um jantar bem completo. Mas eu estava querendo uma opção mais prática para o café da manhã, algo com cara de panquecas americanas. Sabe, aquelas da fotinho clichê de uma torre de panquecas com xarope escorrendo por cima? Então. Aqui entrou o polvilho azedo, que ajudou a dar a estrutura para deixá-las mais fofinhas e empilháveis.
Também já fiz versões misturando legumes na massa (cenoura ralada, brócolis bem picadinho, milho, pimentão, espinafre…) que salvaram alguns almoços no carro na época em que Alícia fazia terapia e chegávamos de volta quase atrasadas pra escola. Era piquenique em movimento.
As ‘mais pequeninininhas do mundo’ (sic)

Essa parte foi a criação das filhas. Quando eu colocava uma colherada da massa na frigideira pra cozinhar a panqueca, sempre deixava cair uma ou duas gotas no caminho, e aquelas micro panquecas eram as favoritas das duas. “Mã, faz só daquela mais pequeninininha do mundo?”, pedia uma, enquanto a outra mostrava qual era o tamanho com os dois indicadores e polegares bem juntinhos em frente aos olhos. E eu sempre dizia que não, que demorava muito, que dava muito trabalho, blablablá. Em uma manhã mais inspirada, resolvi testar, e não é que nem é tão mais trabalhoso? O pouco tempo a mais que leva pra pingar panquecas ao invés de fazer às colheradas é bem compensado pelo tempo de silêncio em que elas ficam dedicadas comendo gotinha por gotinha. E quem tem mais de um filho sabe que um pouco de silêncio não tem preço, né?
Ideias para servir
Opções não faltam, doces ou salgadas. Veja algumas ideias:
- Melado e tahine (feitos um para o outro)
- Hommus, babaganoush ou outro patê (aguarde receitas!)
- Requeijão de castanhas (receita em breve também)
- Guacamole
- Geleia de frutas
- Frutas frescas
- Pasta de amendoim
- Banana ou maçã cozida com canela
Tem mais alguma sugestão? Escreve ali nos comentários!
Panqueca de grão de bico para café da manhã
panquecas são muito rápidas de preparar. Uma alternativa ao
pãozinho que só tem vantagens. Se a pressa é grande pela manhã,
deixe pronta a mistura dos secos na noite anterior para só juntar a água e o óleo na hora de preparar.
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de grão de bico
- 1/4 xícara de polvilho azedo
- 1 colher de chá de fermento químico
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- ¾ xícara + 2 colheres de sopa de água
Instruções
- Misture bem todos os ingrediente secos. Junte a água e o óleo e misture, de preferência com um fouet (batedor de arame). Se não tiver, use um garfo, mas o fouet (pronuncia-se fuê) ajuda para que a farinha de grão de bico não deixe grumos.
- Deixe a massa descansar por 5 minutos. Ela vai ficar mais espessa.
- Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto. Diminua o fogo para médio e coloque meia concha da massa no centro da frigideira. Não espalhe.
- Enquanto cozinha, a massa vai formando pequenas bolhas que estouram e deixam furinhos. Quando mais ou menos metade da panqueca tiver furinhos (cerca de 2 minutos, mas vai depender da potência do seu fogão), vire e deixe cozinhar do outro lado por 1 minuto, ou até que esteja levemente dourada.
- Sirva morna, pura ou com o que preferir passar, doce ou salgado.
Notas
Se você prepara panquecas para a família inteira, pode valer a pena ter à mão duas frigideiras antiadentes e usá-las ao mesmo tempo, uma em cada boca do fogão.

Bolo de banana com chocolate

Mistura para bolo de caneca
Você pode gostar

Bolinhos de banana sem açúcar (nem parece) e sem trigo
27 de junho de 2019
A granola pedaçuda mais crocante do pedaço
18 de julho de 2019