
Chips de couve
Esqueci de respirar por um instante quando vi que tinha couve crespa na feira ecológica. Dramático? É que há alguns anos eu sonhava em fazer “kale chips”. Valeu a espera – eles fizeram jus às expectativas. Especialmente considerando que assim até minha pequena seletiva come meio maço de couve em uma sentada (só porque precisa dividir com a irmã, senão comeria o maço inteiro 😂). Agora, com o período chuvoso, a produção ficou mais difícil e elas não estão chegando na feira. É a motivação que precisava pra testar com outras folhas, de produção mais fácil e mais “nossas”. Com couve manteiga também dá certo. As folhas de beterraba estão lindas nessa época, vou testar com elas e venho contar.
Quer também? Então faz assim:
Chips de couve
Ingredientes
- 1 maço de couve crespa
- 1/3 colher de chá de sal
- 1 1/2 colheres de sopa de azeite de oliva
Instruções
- Tire o talo central das folhas de couve. Lave as folhas e deixa secar bem. Pra fazer no forno é importante que as folhas estejam BEM secas, ou podem não ficar crocantes. Depois de lavar, passe pela centrífuga de folhas, se tiver uma. Se não tiver, deixe escorrer um pouco no escorredor de louça. Em seguida, coloque um pano de prato limpo sobre uma bancada e distibua as folhas sobre ele. Coloque outro pano de prato por cima e pressione levemente ao longo de toda a superfície, para secar. Você também pode usar um secador de cabelos pra acelerar o processo. Sim, é sério. Para fazer no desidratador, como fiz esses da foto, passar na centrífuga é o suficiente. O ar quente vai terminar de secar as folhas e elas ficarão crocantes.
- Depois de secas, adicione o sal e o óleo e massageie as folhas pra que todas fiquem bem untadas.
- Pra fazer no forno: distribua as folhas nas assadeiras em uma camada única, sem amontoar. Leve ao forno pré aquecido a 140°C, ou na temperatura mais baixa do seu forno, na prateleira do meio. Deixe assar por cerca de 10 minutos, vire a forma e asse por mais 10 ou até que estejam crocantes. Verifique com frequência, pois elas queimam rapidinho se passarem do ponto.
- Pra fazer no desidratador, distribua as folhas nas bandejas, sem amontoar. Desidrate a 50°C por cerca de 3 horas ou até que estejam crocantes.
Notas
- Páprica defumada
- Curry
- Zaahtar
- Levedura nutricional
- Alho e cebola em pó
Me conta quando fizer, com couve ou outras folhas!

Pozinhos mágicos e comida de criança
Você pode gostar

Brownie de trigo sarraceno
31 de julho de 2019
Brownie do Segredo
4 de julho de 2019