Brownie do Segredo

Pular para a Receita

Tem dias que pedem brownie. Aqui está um friozinho que grita por brownie com café. Sem café para as crianças, mas esse é um doce que eu ofereço pra elas sem problema. Tem açúcar (contei aqui como evitei quase totalmente açúcar até os 3 anos delas, e como o consumo ainda hoje é pequeno) mas, ah, vá! São brownies de feijão!

Estou fascinada com o feijão em receitas doces. Ele tem um poder mágico de dar texturas incríveis pra tudo. Como neste picolé aqui. Quero fazer mais testes, mas daqui a pouco vocês vão dizer que coloco feijão em tudo 🙈. Mas confia em mim. Ou melhor – não confia! – testa você mesma e me diz se não é surpreendente e delicioso. Quando testar, comenta aqui, posta a foto e marca @nopratodelas no Instagram, combinado?

Ultimamente houve uma onda desse brownie em aniversários de criança dos amigos. A primeira pediu, eu fiz, depois a outra quis, outra também. Os convidados adorando, pedindo receita, e ninguém ganhou o prêmio de adivinhação do ingrediente principal 😂.

Por que “do Segredo”?

Essa receita surgiu no meio de um dos projetos mais legais que já fiz: o Por Trás da Banca + Especialialidades da Feira. No Por Trás da Banca, eu e a Laura Neis, minha super parceira de aventuras, íamos conhecer a propriedade e a família produtora – ela, socióloga, entrevistava e eu fotografava. Visitamos algumas famílias produtoras da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), de Porto Alegre. Foi uma experiência transformadora conhecer de perto a realidade – e as dificuldades – de quem planta nossa comida.

O Especialidades da Feira era o projeto paralelo – eu criava receitas com os ingredientes cultivados pela família visitada naquele mês, vendia os produtos na FAE, distribuía a receita e fazia a exposição das fotos da propriedade e da família.

Naquele mês, visitamos as famílias da APEMA, na Vila Segredo em Ipê. Um dos ingredientes que estava na época da colheita era o feijão (hmmm, fiz também uma pastinha de feijão branco com alecrim, fiquei com água na boca só de lembrar. Prometo postar aqui outro dia). Mas o brownie tinha um ingrediente secreto cultivado na Vila Segredo. Não podia ter outro nome, né?

Brownie do Segredo

O feijão não deixa gosto, não. Mas a textura que ele dá pra esses brownies é fantástica. Use um cacau de boa qualidade – ele é a chave do sabor aqui.
Tempo de preparo10 mins
Tempo de cozimento30 mins
Rendimento: 12 porções
Calorias: 164.3kcal
Autor: Karin Kalicheski

Ingredientes

  • 1 ¾ xícaras de feijão preto cozido e escorrido
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 6 colheres de sopa de água
  • 5 colheres de sopa de óleo de girassol
  • ¾ xícara de cacau em pó de boa qualidade
  • ¼ colher de chá de sal marinho
  • 1 xícara de açúcar demerara
  • 2 colheres de chá de fermento químico
  • 1/2 xícara de pecans tostadas e picadas ou chocolate meio amargo picado. (opcional)

Instruções

  • Misture a farinha de linhaça e a água e reserve.
  • Ligue o forno a 180ºC. Forre a assadeira com papel manteiga ou folha antiaderente, deixando sobrar nas laterais para facilitar a remoção do brownie depois de pronto. Se usar papel manteiga, unte levemente o fundo com óleo.
  • Junte todos os ingredientes no processador, menos as pecans ou chocolate, e bata por pelo menos 5 minutos, parando ocasionalmente para raspar as laterais, até obter uma massa bem lisa. Misture as pecans ou o chocolate, se for usar.
  • Transfira a massa para a assadeira e espalhe com as costas de uma colher. Molhe a colher, se estiver grudando. Leve ao forno por 30 minutos ou até que os cantos estejam visivelmente assados e o centro esteja firme.
  • Retire do forno. Espere esfriar bem e, com ajuda do papel manteiga ou folha antiaderente que sobrou nas laterais, retire o brownie da forma. Corte fazendo 4 linhas na horizontal e 3 na vertical, resultando em 12 retângulos.

Notas

Também pode ser feito no liquidificador, mas a massa é pesada. Será necessário parar várias vezes para raspar as laterais do copo.
Se preferir brownies mais secos, deixe assar até que um palito inserido no centro saia limpo.
Também podem ser assados em 12 forminhas individuais. Nesse caso, asse por apenas 15 minutos. Espere esfriar antes de tirar das forminhas.
As informações nutricionais não incluem nozes ou chocolate.
Informação Nutricional
Brownie do Segredo
Quantidade por porção (61 g)
Calorias 164.3 Calorias provenientes de gorduras 76
% valor diário*
Gordura 8.4g13%
Gordura saturada 2.6g16%
Sódio 138.8mg6%
Carboidratos 25.5g9%
Fibra 4.5g19%
Açúcar 16.1g18%
Proteína 3.7g7%
Cálcio 60mg6%
Ferro 1.4mg8%
* Porcentagens de valores diários são baseadas em uma dieta de 2000 Kcal.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *