Brownie de trigo sarraceno

Vocês conhecem o trigo sarraceno ou mourisco?

Pular para a Receita

Eu não tenho problemas com glúten e gosto muito de comida feita com farinha de trigo – pães, bolos, biscoitos… Mas eu gosto mesmo é de diversidade, então estou sempre experimentando com outras farinhas. A do trigo sarraceno (que não é nem primo do trigo) me surpreendeu nas preparações sem glúten, porque tem uma estrutura bem elástica. Quando ela entra na mistura não precisa de nenhuma goma ou espessante pra fazer um bolo sem glúten com textura linda. 😍

O trigo sarraceno é uma cultura injustamente desprezada no Brasil. Ele cresce bem em solos pouco férteis, serve de adubação verde e é bem interessante nutricionalmente, com um ótimo perfil proteico e boa quantidade de minerais. Mas a gente insiste em ficar nesse carrossel monótono de arroz-trigo-milho. 😒

Eu compro a minha farinha na Feira dos Agricultores Ecologistas, em Porto Alegre, produzida em Ipê (RS), e pago o mesmo preço da farinha de trigo. O jeito que mais uso é pra fazer panquecas (crepes) só com ela, água, óleo e sal. E pra fazer a minha mistura de farinha sem glúten – estou tendo um bom resultado em bolos e biscoitos, mas ainda quero fazer uns ajustes nas proporções, aí compartilho aqui com vocês.

Na minha despensa tem também farinhas de aveia, de centeio, de milho crioulo, de grão de bico, de feijão (comprada na mesma banca onde compro a de trigo sarraceno, mas ainda estou explorando as possibilidades dela) e de amendoim. Ah, e de trigo, claro. É a dança das farinhas.

Hoje as filhas pediram bolo de chocolate para o lanche da tarde. Fiz esse brownie, com farinha de sarraceno e de grão de bico e adoçado com tâmaras. Pensei em congelar metade pra um lanchinho emergência mas, de tão bom, não sobrou pra contar história.

Brownie de trigo sarraceno

Brownie leve, excelente para um lanche da tarde com as crianças. Sem glúten e sem açúcar mas bem docinho por conta das tâmaras (e, só se quiser, um nadinha de melado), vai bem acompanhado de café para os grandes e de leite de amendoim para os pequenos. Pode ser congelado.
Tempo de preparo15 mins
Tempo de cozimento15 mins
Rendimento: 15 porções
Calorias: 155kcal
Autor: Karin Kalicheski

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo sarraceno
  • 1/2 xícara de farinha de grão de bico
  • 1/4 xícara de cacau em pó de boa qualidade
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1/4 xícara de nozes pecan cortadas em 4 pedaços (opcional)
  • 1/4 xícara de chocolate amargo (80% cacau) picado (opcional)
  • 8 tâmaras naturais (das grandes, não secas)
  • 1 xícara de água quente
  • 1/3 xícara de óleo
  • 1 colher de sopa de melado (opcional, se preferir um pouco mais doce)

Instruções

  • Remova o caroço das tâmaras e coloque-as de molho na água quente da receita.
    Forre uma assadeira pequena (29cm x 19cm) com folha antiaderente ou papel manteiga. Se usar papel manteiga, unte-o levemente com óleo.
    Acenda o forno para pré aquecer a 180°C.
  • Toste levemente as nozes na airfryer a 160°C por 10 minutos ou em uma frigideira de fundo grosso em fogo baixo por 10 minutos ou até que estejam aromáticas.
  • Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos, incluindo as nozes e os pedaços de chocolate.
  • Bata no liquidificador as tâmaras com a água, o óleo e o melado. Junte aos ingredientes secos (use uma espátula para remover o máximo possível da mistura do copo do liquidificador) e misture bem, até que não restem partes secas.
  • Transfira a massa para a assadeira. Espalhe bem com as costas de uma colher úmida. Volte a umedecer a colher sempre que começar a grudar.
  • Leve ao forno por 15 a 17 minutos ou até que a superfície esteja bem firme e os cantos sequinhos. Para um brownie mais firme deixe assar um pouco mais, por 20 a 22 minutos. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar e cortar.
Informação Nutricional
Brownie de trigo sarraceno
Quantidade por porção (51 g)
Calorias 155 Calorias provenientes de gorduras 77
% valor diário*
Gordura 8.6g13%
Gordura saturada 1.7g11%
Sódio 78mg3%
Carboidratos 18.8g6%
Fibra 3g13%
Açúcar 7.7g9%
Proteína 3.1g6%
Cálcio 40mg4%
Ferro 1.4mg8%
* Porcentagens de valores diários são baseadas em uma dieta de 2000 Kcal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *