Bolo de chocolate

Bolo de chocolate. O primeiro e melhor.

Bolo de chocolate
Bolo de chocolate
Pular para a Receita

Este bolo de chocolate merece ser a primeira receita a aparecer aqui. Não porque ele seja a cara do blog – ou do que pretende ser o blog. Não é.

Aqui, você pode esperar encontrar receitas sem açúcar ou com pouco açúcar, por exemplo. Porque é isso o que preparo para comer com as filhas (ou para que elas levem pra escola) em um dia qualquer.

Ou receitas com outras farinhas que não o trigo. Não porque eu tenha algum problema com trigo, mas porque eu gosto é de diversidade.

Mas esse é um bolo com farinha de trigo, com açúcar e, se reclamar, coloco pedaços de chocolate também. Porque ele merece estar aqui.

Um relacionamento duradouro

Bolo de chocolate foi o primeiro que fiz quando veganizei minha cozinha, há mais de dez anos. É a receita que compartilhei com nem sei quantos amigos e que é preparada em várias cozinhas por aí afora. Sei que tem quem chame de “bolo da Kaká”, apesar de a receita original, a base de tudo, não ser minha (encontrei-a no blog Brazil Nut, também o primeiro vegano que conheci, lá nos idos de 2008). Soube de quem apelidou de “bolo de vinagre”, estranhando a presença desse ingrediente. Hoje em dia, quem faz bolos sem ovos nem pensa duas vezes antes de tacar uma colher de vinagre durante o preparo da massa. Isso porque ele reage com o fermento e ajuda no crescimento. Mas esse nome não é justo – não tem gosto de vinagre!

Que só melhora com o tempo

Ao longo dos anos fui adaptando a receita, melhorando a textura, testando variações. Descobri que o amido melhora a textura e que o café acentua o sabor do cacau. Que a água fervente deixa uma casquinha crocante. Até uma versão sem trigo já nasceu, tão boa quanto. Virou bolo de caneca. Ganhou pedaços de chocolate, de noz pecã tostada.

Virou o melhor bolo de chocolate. Não o melhor bolo de chocolate vegano – o melhor bolo de chocolate, ponto. E ainda é o meu coringa, a receita que eu preparo naqueles dias de vontaaade de comer um doce. De vontade de um bolo de chocolate com café. Dia de esperar visita – que visita não gosta de bolo de chocolate? E fica ainda mais gostoso no dia seguinte.

Bolo de chocolate
Imprimir Receita
5 from 1 vote

Bolo de chocolate

O melhor bolo de chocolate. Fácil e rápido de preparar, deixa a casa com aquele cheirinho de infância, de casa de vó. Sem ingredientes estranhos – você provavelmente já tem tudo em casa e pode preparar agora mesmo.
Tempo de preparo10 mins
Tempo de cozimento40 mins
Tempo Total50 mins
Rendimento: 10 fatias
Calorias: 193.9kcal
Autor: Karin Kalicheski

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1/4 xícara de cacau de boa qualidade
  • 2 colheres de sopa de fécula de batata ou amido de milho
  • 3/4 xícara de açúcar demerara
  • 2 colheres de chá de fermento químico
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/3 xícara de óleo
  • 1 xícara de café passado ou água
  • 2 colheres de chá de vinagre

Instruções

  • Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de 20cm de diâmetro com furo no meio.
  • Peneire as farinhas, o amido e o cacau em uma tigela grande. Junte o açúcar, o fermento e o sal e misture bem.
  • Junte aos secos o café ou água e o óleo e misture o suficiente para que não restem partes secas, mas sem misturar demais.
  • Transfira para a forma já preparada e leve ao forno por 40 minutos. Faça o teste do palito: se ao espetar um palito ele não sair limpo, volte o bolo para o forno por mais 5 a 10 minutos e teste novamente. Espere esfriar para desenformar.

Notas

Você pode assar em outros tamanhos de forma, inclusive em forminhas individuais – o que vai variar é o tempo de forno. Vá testando com um palito, mas não abra o forno cedo demais (antes de 30 minutos, ou 15 para forminhas individuais).
Se for assar em uma forma retangular, vale a pena usar água fervente ou o café bem quente. O bolo vai ficar com uma casquinha mais crocante.
Se quiser usar café mas não quiser passar, use água e misture aos secos 1 colher de chá de café solúvel.
 
Informação Nutricional
Bolo de chocolate
Quantidade por porção (45 g)
Calorias 193.9 Calorias provenientes de gorduras 70
% valor diário*
Gordura 7.8g12%
Gordura saturada 0.7g4%
Gordura polinsaturada 5.55g
Gordura monoinsaturada 1.17g
Sódio 370.9mg16%
Carboidratos 30.3g10%
Fibra 1.8g8%
Açúcar 15.2g17%
Proteína 2.5g5%
Cálcio 10mg1%
Ferro 0.7mg4%
* Porcentagens de valores diários são baseadas em uma dieta de 2000 Kcal.

Me conta aí embaixo, nos comentários: qual é a receita que te acompanha desde sempre? Aquela queridinha da sua casa, que vira e mexe tem de novo?

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *