Bolinhos de banana sem açúcar (nem parece) e sem trigo

Pular para a Receita

Sempre gostei de coisas doces. BEM doces. Desde cedo decidi que queria poupar as filhas do meu paladar viciado e, por isso, mantive firme a recomendação de zero açúcar até os dois anos, chegando quaaase até os três.

E mesmo depois que começaram a comer açúcar, não virou vale tudo, não. Não proíbo nem faço de conta que não existe, que é pra não dar aquela aura mágica de alimento proibido, mas não temos mais doces pelos armários de casa como nos tempos pré filhas. E quando faço doces, muitas vezes (mas nem sempre) é sem açúcar, adoçado com frutas frescas ou secas.

Por enquanto parece ter funcionado. Elas gostam de coisas doces, mas comem pouco, logo enjoam. Às vezes provam alguma sobremesa típica de paladar infantil e torcem o nariz: “ui, muito doce!”. Comem chocolate 80% cacau felizes da vida.

O mais interessante é observar como o meu próprio paladar mudou. Lembram meu bolo de chocolate do primeiro post? No começo eu usava 1 xícara de açúcar na receita e, se facilitasse, enchia de cobertura. Agora mudei para 3/4 de xícara e, ultimamente, já tenho achado meio doce demais também.

Bolo de banana e a banana figo

Esses bolinhos têm a medida certa de doçura. As bananas maduras são ótimas pra isso, aliás. É um destino nobre pra aquelas que estão ficando com a casca pretinha, numa textura já não tão boa de morder.

Eu já tinha preparado ele algumas vezes e sempre gostei do sabor, mas a textura deixava um pouco a desejar. Pesada, não crescia muito, lembrava de leve um bolo abatumado. Dessa vez usei banana figo, que tinha comprado na feira mas andava sem destino. A diferença foi surpreendente. Um bolo macio, aerado, com uma estrutura que mais parece de bolo com glúten. Fiz uma dancinha feliz na cozinha quando dei a primeira mordida.

A banana figo está na safra e, se você tem uma feira por perto, deve conseguir. Ela é uma banana de casca mais grossa e tem o formato facetado – parece ter as bordas costuradas à mão. Acredito que a banana da terra tenha um efeito parecido, mas não testei pra garantir.

Na falta de banana figo, use as bananas que estão amadurecendo na sua fruteira. Ela pode não ter essa textura linda, mas o sabor sempre me deixou feliz – e às filhas também.

Bolinhos de banana figo

A combinação das farinhas de grão de bico e de oleaginosas com a banana figo dá uma textura surpreendente para esse bolinho. A farinha de amêndoas tem um sabor mais neutro, a de amendoim é brasileira e mais barata. Escolha sua favorita ou a que tiver em casa.
Tempo de preparo10 mins
Tempo de cozimento10 mins
Rendimento: 6 bolinhos
Calorias: 96.7kcal
Autor: Karin Kalicheski

Ingredientes

  • 2 bananas figo bem maduras (cerca de 200g)
  • 1/4 xícara de farinha de grão de bico
  • 1/4 xícara de farinha de amêndoas ou de amendoim
  • 3/4 colher de chá de fermento químico
  • 3/4 colher de chá de vinagre
  • 1/4 colher de chá de canela em pó (opcional)
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou outro óleo vegetal

Instruções

  • Pré aqueça a airfryer a 160°C ou o forno a 180°C
  • Descasque as bananas e coloque no processador. Triture até formar um purê liso.
    Se não tiver processador, esmague bem as bananas com um garfo. Também dá certo, mas vai alterar um pouco a textura.
  • No copo do processador, junte o restante dos ingredientes, menos o fermento. Bata até que a massa esteja homogênea. Adicione o fermento e bata só até incorporar, cerca de 5 segundos.
    Se não estiver usando o processador: transfira as bananas esmagadas para uma tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem, até que a massa esteja homogênea.
  • Divida a massa em 6 forminhas individuais de silicone (ou use forminhas de metal untadas com óleo e enfarinhadas).
  • Leve à airfryer por 10 minutos ou ao forno por 20 minutos, ou até que estejam dourados. Espere esfriar e desenforme.

Notas

Você pode preparar a farinha de amendoim ou de amêndoas triturando as oleaginosas no liquidificador até que estejam com uma textura fina.
Se quiser, adicione à massa, antes de colocar nas forminhas, duas colheres de sopa de castanhas picadas ou de pedacinhos de chocolate.
Se preferir um pouco mais doce, adicione uma colher de sopa de melado à massa.
A textura da massa crua deve ser bem espessa. Quando usar outro tipo de banana – caturra, por exemplo – omita a água.
 
As informações nutricionais são com base na receita com farinha de amêndoas e com óleo de coco.
Informação Nutricional
Bolinhos de banana figo
Quantidade por porção (50 g)
Calorias 96.7 Calorias provenientes de gorduras 46
% valor diário*
Gordura 5.1g8%
Gordura saturada 2.1g13%
Sódio 78.7mg3%
Carboidratos 11.6g4%
Fibra 1.9g8%
Açúcar 4.8g5%
Proteína 2.5g5%
Cálcio 10mg1%
Ferro 0.5mg3%
* Porcentagens de valores diários são baseadas em uma dieta de 2000 Kcal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *